Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

sábado, 9 de abril de 2016

Meu novo Trabalho de merda - parte 1

A transição

Era Janeiro de 2016, estava eu em minha baia tranquilo, já tinha terminado o serviço logo que cheguei e o que me restava era enrolar até o final do dia.

Estava até caçando o que fazer para passar o tempo. Subia para os andares mais altos do prédio para apreciar a vista. Ficava falando besteira no WhatsApp, via vídeos no YouTube e perdia tempo em grupos de retardas no Facebook.

Estava tranquilo e confiante que iria continuar por mais um tempo naquele emprego.

Como eu disse nesse post, eu consegui essa vaga através de indicação, passei 6 meses procurando por uma vaga com o salário equivalente ao que eu ganhava no emprego anterior, mas sem sucesso. A única coisa que eu consegui foi uma entrevista para trainee que eu fiquei muito puto pelo nível de exigência e a tortura que fazem com os candidatos, quando escrevi aquele post sobre o emprego em dezembro eu não tinha nem a esperança de continuar, fui contratado apenas por um mês para tirar férias de um terceirizado e por um salário mixuruca.

Foi a única coisa que tinha aparecido e eu estava frustrado ao ver as contas subindo e os bicos sumindo, era aceitar essa vaga ou não ter nada.

Fiz meu networking com o máximo de pessoas que me davam abertura. Quando esse meu amigo, me ligou, perguntando se eu tinha encontrado alguma outra oportunidade, eu disse que não, pois só apareciam vagas pagando a metade do que eu estava ganhando lá (1.6k). Então ele me fala que surgiu mais umas férias para eu tirar. Meus olhos começaram a brilhar, mais um mês de salário garantido. Desta vez fui transferido para um setor que realmente tinha que usar intensivamente o inglês....

Através do bing tradutor.

Como a empresa é multinacional não é possível bater o horário com o de todo mundo, então nossa comunicação era somente por email, nada de reuniões inúteis ou embromation para falar com os gringos.

Desta vez eu fazia bem menos que no setor anterior, se no outro eu tinha que ficar atendendo algumas ligações e várias pessoas me pedindo coisas pelo chat da empresa, agora nem isso eu tinha.

Eu só tinha que responder no máximo UM FUCKING EMAIL por dia, as coisas que precisavam de aprovação do gerente de meu gerente só eram feitas uma vez por semana e olhe lá, já que o gordo tetinha e boiola “trabalhava” de casa. Se eu já tinha enjoado de não fazer nada, agora eu ficava com ânsia de ficar ali sentado olhando para o relógio esperando minha hora de voltar pra casa.

Mais um mês ganhando pouco, mas pelo menos era fácil e justo.

Seria mais um mês dado quase de graça. Se eu não passasse 1:30h de transporte para ir, mais o mesmo tempo para voltar só no ônibus, sairia totalmente de graça. Enfim, eu lia meus livros, escutava uns podcasts e enchia a cara de café para se manter acordado durante o expediente. E não era só eu, já tinham pegado um cara dormindo na baia, segurando uma caneta e papel como se estivesse trabalhando. Tiraram fotos e zoaram com a cara do cidadão. hahahha

Rodando pelo prédio, caçando o que fazer, acabo encontrado uma vadia que fez faculdade comigo, passo a fazer uma visita a ela quase todo dia para conversar besteira e passar o tempo. Ela também quase não fazia nada e lutava para ter serviço o dia inteiro, passamos a almoçar juntos, eu e seus colegas de baia (de todos do meu setor o único que eu ia com a cara era o gerente).

O tempo passa e esse meu amigo me pergunta de novo se eu tinha achado alguma outra coisa, pois teria um funcionário que iria fazer uma cirurgia e precisaria de mim para tirar a licença dele.

Fiz questão de ir almoçar com esse funcionário para descobrir o que ele fazia (networking). E pelo que me falava, seria mais uma molezinha. Não era só coisa da minha cabeça. Toda a empresa era assim, então pensei comigo mesmo, beleza mais um mês de graça!
E conversa vai, conversa vem, acabo descobrindo que o cara é irmão desse meu amigo, brasileiro Huehue é foda mesmo.

Ele tinha escolhido para fazer essa cirurgia no carnaval e só estava esperando eu terminar as férias do outro funcionário para que eu tomasse o lugar dele. Passaram alguns dias e eu não consigo mais bater o meu horário de almoço com o dele. Não tenho mais notícias de nada, a não ser a história que um dos irmãos dele estava procurando carro de som para fazer um bloco de carnaval.

Então chegou o belíssimo dia em que meu amigo liga me informando que vai ter que me dispensar, pois o irmão dele deixou para fazer a cirurgia para depois do carnaval (MALDITO CHIMPA!). Eu falo para ele: Tudo bem, eu espero. É bom, pois eu vou resolver várias coisas que tenho pendentes.

Terminado as férias, vou para a sede da terceirizada para receber minha rescisão, ele diz que tem vaga para auxiliar de contabilidade pagando 1,1k (Eu penso, mas que merda) e eu falo: tá vamos lá, não tenho nada a perder, melhor tentar isso do que se lamentar depois por não ter tentado. Mando o currículo e espero ser chamado.

Enquanto em entro em modo de espera, saco meu FGTS. Pela primeira vez em minha vida de ESCRAVO da CLT, não sou sacaneado no pagamento de minhas contas e consigo sacar a mixaria.

Começo a mandar currículos para tudo quanto é lugar. Fico deprimido, pois os bicos se extinguiram e só aparecem vagas pagando o piso das categorias, coisa de R$ 987,00. Exigindo superior completo, inglês fluente e Excel avançado (não acredite em tabelinhas de salários de profissões, principalmente em órgãos governamentais e ainda mais de um instituto como o IPEA que falou que a maioria dos brasileiros apoiam o estupro; quer o valor real das profissões? Pegue os valores nos dissídios dos sindicatos).
Não é uma sacanagem?

O meu plano de arranjar algum emprego pagando mais do que eu ganhava na última empresa se esvaiu.
Meu critério mudou de acordo com a realidade de bosta que vivo. Agora meu objetivo era muito mais baixo e se eu arranjasse qualquer coisa pagando mais que 1k já estaria feliz.
Nessa até o fantasma da minha ex por algum motivo que não me lembro, veio falar comigo pelo facebosta que a chefa dela estava falindo, fazendo um monte de merdas e que estava desempregada.

O carnaval passou, mas meu desemprego não. Continuava mandando meus currículos e nada de alguém chamar. Mas é claro! Sempre que eu me candidatava em uma, já tinha no mínimo 500 pessoas que se inscreveram na mesma vaga.
Só quem se lembrava de mim era o infojobs querendo que eu assinasse um plano para ter acesso as vagas Premium.

Nisso meu pai me enche o saco para mandar currículo para um dos chefes dele, pois o cara é legal, trabalha para uma multinacional poderosa e só vive viajando. Pego o cartão do nego e tento entrar no site. NADA!
Mas quem é a inteligência rara que colocaria um site que não existe em um cartão de negócios? Deixo de lado. Mostro pro meu pai que não funciona e que a empresa deve ser uma merda por ser apenas mais uma terceirizada só que com sedes em outros países, ele retruca dizendo que não, e volto a tocar minha vida.

Nisso minha ex vem me perturbar de novo, falando que tinha conseguido uma vaga em uma administradora de condomínios pagando 1,1k. E deu a dica de ver as vagas nesses sites de empregos, observar de qual empresa era, entrar no site delas e mandar o currículo direto para eles, pois foi assim que ela conseguiu o dela. Nega esperta.
Ela falou para fazer o mesmo, pois estavam precisando de gente lá. Beleza fiz o que ela falou, mas não tive nenhuma resposta.

Nesse tempo, março estava chegando. Meu amigo não me chama de volta. Não dá nenhum sinal e só pede para ficar no aguardo.

Nisso eu consigo uma entrevista. Pagando 1,1k em um lugar que demoraria 2hs para chegar. Fui de carro e estacionei em qualquer lugar próximo ao local. Graças a conversa fiada do meu pai (ele estava de folga no dia) tiramos do estacionamento externo e conseguimos uma vaga no interno.

O segurança ainda deu a bola que só tinha empresa forte dentro daquele conglomerado. Eu pensava tá pagando pouco agora, mas pelo menos terei chances de crescimento.

Andando debaixo de um sol de 40ºc, todo engomado fui lá fazer a entrevista. O rego suando e nada de encontrar a porcaria do prédio. Parecia com aqueles favelões de Brasília onde tudo é numerado por lote e bloco. Chego ao local, mas o primeiro andar estava desativado e a entrada era pelos fundos, mais escondido que boca de fumo. Chego ao local. Sou agraciado pela beleza natural do carioca, pqp nem no trem eu via gente tão feia quanto naquele local.

Não é feio, é exótico.
Pediram para preencher uma ficha enorme que deveria ter sido feita no tempo do ronca. Seu eu não conhecesse coisas velhas, teria que perguntar a um daqueles mutantes o que era C.I.C (já faz bastante tempo que se chama CPF) e outros campos que eu não via  com esses nomes desde os anos 80.

Preenchido aquele cadastro de merda que levei quase 2hs, pois além de ser gigante também tinha que escrever o currículo de novo em um espaço em braço. Pra quê?! Meu deus? Pra quê? Espero mais uma hora para ser entrevistado.

Fico puto, pois o entrevistador veio todo largado e me lembrava de meu antigo chefe velho escroto. A diferença era que esse era calvo e magro e usa óculos.

Quem já jogou Redneck Rampage, sabe o quanto esse véio é odiável.

Mal começou a entrevista e meu nível de raiva subiu para mais de 8000. Tudo porque começou pegando meu currículo com desdém e iniciou um interrogatório sobre a minha vida pessoal e até sobre os que os chimpas de casa faziam.

Porque eu saí do emprego em que meu chefe é um fdp (a desgraça ainda não morreu) e etc. Nessa hora eu até comecei a gaguejar de tanta raiva. Minha vontade era pular na garganta dele, tirar a sua traqueia e o ver morrer afogado no próprio sangue.

Tentava disfarçar meu nervosismo e raiva daquele velho escroto. Quem ele achava que era?
Todo suado, pois nem o ar-condicionado naquele inferno funcionava direito, pedi para meu pai voltar dirigindo, pois não teria mais cabeça para desviar de todos os chimpas que só fazem merda no transito carioca. Agradeci aos seguranças que forneceram o estacionamento grátis e voltei para casa já sabendo que não iria ser chamado.

Passasse alguns dias e meu pai fala com aquele chefe dele do cartão. Mando o e-mail para ele com meu currículo, sendo simpaticíssimo. Ele responde que não tinham vagas no momento, mas a primeira oportunidade que aparecesse ele iria me chamar.

Continuo enviando currículos, dou um foda-se a esse meu amigo (não na cara dele, eu simplesmente parei de o procurar).
Minha depressão aumenta, a mãe gorda só me atrapalha ainda mais, não saindo de casa e perturbando meu juízo (nem para bater uma eu tenho oportunidade), dietas, exercícios e estudos vão para o saco. Chega o dia que esse chefe do meu pai me manda um e-mail me chamando para uma entrevista.
Ele me liga e manda um e-mail pedindo para eu ligar para a empresa. E marcar a entrevista com certa pessoa. Eu ligo para essa pessoa e ela diz para ligar de volta para o chefe de meu pai. Mando um e-mail para ele sobre o desentendimento, há pessoas com que você fala pelo telefone que logo em seguida é preciso mandar um email confirmando o que foi dito, o que está escrito não pode ser modificado, o que é falado sim, anote isso pequeno gafanhoto. Rapidinho recebo um novo e-mail com a correção e o dia da “entrevista”. Hahaha

Dia da entrevista

Vou todo engomadinho, mais até que do jeito que eu fui para outra. Estava até engravatado, só não fui de terno, pois a descrição do cargo era para uma vaga de chão de fábrica ou estágio.

Como sempre na vida de um azarado, eu pego o ônibus certo, dou sinal para descer no ponto mais próximo do local da entrevista, mas o motorista não abre, visto que já tinha passado do ponto e tinha vários agentes de transito.

Eu estava tranquilo, pois pelo o que dizia no Google Maps, o número do local era quase no final da rua e mesmo se o motorista só abrisse no ponto final ficaria perto.

Como o inesperado é uma regra em minha vida. Logo a frente, tinha engarrafamento, faltavam apenas 10 minutos para o horário da entrevista. E nada do motorista abrir.
Me encostei em um dos bancos da porta traseira, respirei fundo e pensei positivo (segredos da mente milionária fazendo efeito). O motorista abriu no pior lugar possível, no meio do transito. Olho para o relógio do celular. Apresso o passo, pois só faltavam 5 minutos.

Ainda estou tranquilo, pois eu tenho certeza que fica quase no final da rua transversal. Quando eu olho para o número do primeiro prédio. KCT número 400! Aonde vou é quase a metade. FUDEUU!!!!

Começo a andar correndo. Logo no primeiro ponto eu tenho a corrida interrompida.

Quando você está atrasado tudo a sua volta começa a trabalhar para te atrasar ainda mais.

O sinal fecha e como a pista é de 5 vias eu não tenho a mínima chance de atravessar sem morrer. Espero impacientemente. Eu olhava para o relógio da rua e marcava o mesmo que marcava no celular. Nem um minuto a mais nem um minuto a menos de diferença. Só parado naquele sinal já estava dando quase 3 minutos. Que desespero!

Ele abre, eu saio andando e desviando das pessoas mais rápido que um Running Back americano. A calçada que logo a frente que estava vazia, logo após eu colocar o primeiro pé nela, fechou-se em um mar de gente.

Saí da frente que eu tenho que conseguir um emprego!

Tudo estava contra mim. Eu andava correndo e o número não descia. Passo por uma saída de metro. Uma cacetada de pessoas saindo e atrapalhando minha maratona.
Eu olhava para cima e nada dos números dos prédios abaixarem. O sino da igreja mais próxima toca. Droga deu 9:00hs e parece que não estou nem na metade do caminho e o tempo passa rapidamente, os sinais fecham novamente. O desespero e suor só aumentam. Apesar de ser de manhã já se faziam pelo menos uns 35ºc. A mochila com minha documentação e currículo (RHs são tão inúteis que apesar de ter em mãos sempre pedem pro candidato levar) só aumentam minha sensação de calor. Já escorria uma cachoeira de suor dos ombros ao rego. Minha sorte é que meu desodorante é forte para não dá perda total.

Abrem-se os sinais.
Volto a minha maratona. Nessa aparece sempre aquelas pessoas sem pressa na minha frente. Canteiros de obras e calçada estreita.

Sai da minha frente KCT!!!

Na primeira oportunidade dou um pulo do lado da pessoa e saio correndo como se não houvesse amanhã.
Chego ao prédio 9h:08m. Respiro fundo, esperando o elevador e que meu suor não esteja tão aparente.
9h:10m bato na porta da empresa. Apresento-me simpaticamente, sento para esperar e a garota que estava na recepção me oferece um copão água. Aceito sem pensar duas vezes...

Matando a sede só penso na minha vida de bosta. Mas que porra, porque essas merdas acontecem comigo? Nem comecei a trabalhar na empresa e já chego atrasado. Pelo menos a entrevista eu tinha que dar uma de bom escravo. Depois de empregado que se foda o horário, é assim que todos os outros fazem.

Graças ao ar-condicionado minha camisa seca.

O outro candidato sai da sala e eu entro para ser entrevistado por aquela mesma pessoa que se desentendeu comigo por telefone.

Sorrisos falsos trocados, reparo em suas roupas não tão chiques e requintadas das peruas de RH. Fico mais tranquilo, pois a empresa é muito menos formal que a anterior que trabalhava ou o que eu pensava ser.

Ela começa perguntando sobre minha vida de uma forma simples e agradável. Como fiquei sabendo da vaga e informo indiretamente que foi por indicação do chefão lá de dentro. Ela pede para fazer uma redação de tema livre e que seja rápido, pois ainda teria que fazer entrevista com outro candidato (o vejo entrando na recepção através das persianas) e a sala estava sendo reservada para uma reunião logo em seguida.

Eu falo: Ixi, tema livre e rápido? Quer que eu saia enquanto eu faço a redação para te adiantar com o outro candidato? Ela responde: Não, não pode ficar aí, pode ser de qualquer coisa, fale, por exemplo, de sua faculdade.

Eureka!
Acendeu uma luz na minha cabeça. Reescrevi o meu post sobre porque fiz administração tirando a parte que me arrependi em apenas 20 linhas. Falando o quanto trabalhava feito corno em loja de shopping e resolvi fazer administração para fugir do trampo pesado e se tornar um rato de escritório.

10 min, redação feita e entregue. Sorriso e despedida simpática e vou para casa pensando nas merdas que aconteceu no dia e o que iria para esse post.

Saí de lá achando que seria apenas mais uma entrevista, perda de tempo.

Tempos depois, recebo a ligação da garota com quem troquei e-mails da primeira vez, me parabenizando que eu tinha passado na entrevista e que deveria passar tal dia para fazer o exame médico.

Exame médico

Chego ao local do exame, estava estranhamente vazio, diferente de tantas outras clinicas de medicina do trabalho. Preenchi um monte de besteiras que todo mundo nega ter para conseguir um emprego.

Sou chamado e entro na sala.

Para vocês morrerem de raiva. O cara devia ter uns 22 anos. Não sei se era um enfermeiro se passando por médico ou se o cara por ser filhinho de papai tinha conquistado tudo aquilo na vida mansa.

Ele só fez as perguntinhas rotineiras e mediu minha pressão.

Volto a empresa com o exame e recebo um papel com o dia de começar no trampo.

Bem é isso aí pessoal. Por hoje é só. Essa vai ser mais uma série porque são os detalhes que mostrarão o quanto esse emprego é uma merda, ainda pior que tantos outros, mas que eu tenho que engolir, pois foi a única coisa que apareceu.

Aguardem....

Meu novo Trabalho de merda - parte 2

8 comentários:

  1. "e só aparecem vagas pagando o piso das categorias, coisa de R$ 987,00. Exigindo superior completo, inglês fluente e Excel avançado"

    É um negócio realmente insano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivemos no modo very hard.

      Quando eu entrei em adm eu ficava vendo aquelas tabelinhas de salário. Achando que iria ser o ban ban ban da família, ganhando 4k por mês. Ledo engano, até para ter um emprego pagando mixaria está difícil.

      Ser formado hoje virou obrigação.

      Conheço pessoas que irão se formar em eng. civil e não sabe nem o que é um chapisco. Eu fico pensando o que esse tipo de pessoa anda aprendendo e o que acha que vai fazer depois de formado.

      Nem medicina se salva. Metade do salário vai para os políticos bancarem suas regalias, quem consegue meio período em uma terceirizada do governo atendendo bandido tem que dá graças a deus porque conseguiu um emprego. Nem médico de plano de saúde está ganhando mais de 10k. Só os mais antigos e/ou donos de clinica.

      Achar que nasceu pobre, burro e sem apoio da família, vai estudar feito um condenado para passar no enem e se formar de graça para depois ficar bem de vida, estará muito enganado. Meio período virou regra e quem consegue 12x36 já faz festa, pois é motivo de comemoração.

      O processo de cubanização disso aqui já está sendo executada a muito tempo e com sucesso. No futuro a única profissão que conseguirá por o alimento na mesa será a prostituição, assim como já acontece nos países de ideologia vermelha.


      Abraços!!!

      Excluir
  2. Meu salário é só um pouco mais que o seu man, pouca diferença: notei que essa crise braba nos pisos começou quando essa enviada das trevas chamada DILMA ganhou a re-eleição. Antes eu até conseguia trampos em empresas multinacionais TOPS da área de TI, agora? Só empresinha lixenta. Quando vc foi todo engomadinho fazer a entrevista ouviu alguma piadinha sobre "exame de fezes", onde vc mora fazem essa piadinha escrota? Aqui em SP essa piadinha infame e sem sentido ainda está ativa! kkkkkkkk! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa piadinha é normal, mas nunca ouvi de desconhecidos. Eu acho que seria muito sem noção.hahahah

      Excluir
  3. Cara nunca tive carro e passei a vida toda caminhando uma média de 20km por dia no sol,sempre suando muito e rezando pro ar condicionado secar minhas roupas humilhantemente molhadas de suor e minha cara de mandigo. Até 2012 pulei de emprego em emprego recebendo uma média de 800 a 1400 reais. Ser pobre é indecente. Rumo ao segundo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guerreiro você hein! 20km debaixo de sol é punk! Enquanto lia seu comentário eu só estava imaginando fazendo isso em um ambiente com neve, como tudo seria diferente...

      Quando passei pela primeira vez os 2k eu quase que enlouquecei de tanta felicidade pela conquista. Logo na 2ª semana eu já estava arrependido da minha escolha. Saí de um trampo ruim, para um péssimo que acabei só aguentando 10 meses (muita sacanagem de todos os lados) para depois ficar procurando emprego pagando a mesma coisa enquanto trabalhava praticamente como um freela ganhando apenas 1.6k.

      Abraços!!

      Excluir
    2. Tenho um amigo que largou faculdade de direito e tudo mais pra viver em uma praia sendo garçon, pedreiro e fazendo bicos em festas. Agora atende numa pousada e ganha uma média de 2k por mês (teve sorte), e 5 na alta temporada sendo garçon.
      Ser pobre em cidade grande no Brasil é foda. Já pensou em ir embora?

      Excluir
    3. Penso todo dia.
      Quando planilho os custos desse êxodo chega me dá uma tristeza em perceber que a grana só daria para ir e ficar somente um mês sem virar mendigo.

      Abraços!!

      Excluir

1. O pensamento é livre, não modero os comentários.
2. Você é o único responsável pelo que digita.
3. Propagandas ou spam serão excluídos sumariamente.

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!