Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Meu "novo" trabalho

Nos posts anteriores, eu já citei que consegui um trabalho temporário terceirizado e sem chances de efetivação, graças à indicação de um amigo. É a segunda vez que consigo emprego desta maneira e provavelmente será apenas mais um de muitos. “Não se trata do que você sabe, mas de quem você conhece".

Levei um tempo para escrever esse texto para deixa-lo o mais completo possível, mostrando meu ponto de vista da organização e do negócio, já que prevejo que mesmo bajulando e fazendo contatos dentro dela, estes não irá me trazer benefícios de imediato estou finalizando meu período de estadia aqui e não tenho perspectivas de continuação.

Bem, vamos falar do emprego!

Hierarquia
Uma coisa bizarra que não deveria existir faz tempo é ter uma pirâmide organizacional inchada. A percepção que tive neste pouco tempo de trabalho é a existência de gerentes, gerenciando outros gerentes que gerenciam outros gerentes que gerenciam coordenadores, supervisores e ainda líderes de equipe, ou seja, gente para cacete. O que me deixa mais abismado é a quantidade de pessoas do sexo feminino nos cargos de chefia.

Enquanto os gerentes que veem tratar do negócio aqui em sua grande maioria (posso dizer que seja mais de 90%) são homens, no local onde trabalho isso se inverte.

Deve ser pela política da empresa em realizar a inclusão de "minorias" a fim de manter a diversidade dentro da empresa, mesmo que essa pessoa não gere valor a mesma.

Como é de conhecimento geral, mulheres gostam de falar, e muito! Então o que elas fazem para mostrar serviço? Reunião todos os dias, o dia inteiro. E o pior, saem das reuniões sem ter nenhum tipo de conclusão, resultando em o que? Mais reuniões para definir o que não conseguiram definir na anterior, assim ficando nesse ciclo infinito.

Não é só na empresa que trabalho que acontece isso, se você parar em um dia de semana em frente ao prédio manchete (não, não trabalho lá hahaha) e observar o 1º andar, tem uma sala de reunião. Adivinha qual o gênero que mais compõem essas reuniões? Se você pensou em mulheres, acertou!

Chimpas comandando chimpas infinitamente!

É fora do comum a quantidade de gente ociosa na empresa que trabalho, pois pode-se assim dizer que o serviço é tão dividido que o tempo que sobra as pessoas vão tratar de suas futilidades diárias.
Como mexer no Facebook, WhatsApp, pedir pizza, fazer mini festas quase todos os dias.

Provavelmente deve ser comum em multinacionais que só sobrevivem graças ao estado (pelo menos aqui é assim, não sei quanto ao exterior). Empresas pequenas ou que precisam competir por clientes nunca que iriam manter uma hierarquia tão absurda. Quando trabalhava no ramo de construção, nos contratos eram só os piões, encarregado e engenheiro responsável, fora do contrato era só os donos, chefes dos setores e empregados. Mesmo dependendo mais de 70% do estado. Ou seja, uma hierarquia bem enxuta e eficiente.  Chega a ser um absurdo a cadeia de comando daqui, o terceirizado que é mandado pelo empregado que é mandado por um líder de equipe, que é mandado por um supervisor, que é mandado por um gerente que é mandando por outra gerente e assim ao infinito e além.

Meu serviço 
Ser o chimpão terceirizado que é comandado por uma porrada de gerentes, faz o serviço geral, mal pago, mas que não chega a ser o chão da companhia, pois tenho terceirizados abaixo de mim.

Trabalho sozinho então não dá para fazer o tempo passar conversando. As pessoas só me veem pedir as coisas o que me deixam muito puto. Para festinhas e happy hours nunca sou chamado, só vem um pentelho de um estagiário que vive me dando trabalho, conversar besteira comigo. Pelo menos não almoço sozinho, tenho companhia de um pessoal que só tenho contato quando chego e quando saio (nem isso tive hoje).

Só fui contratado para resolver os problemas que os outros funcionários criam, por exemplo: todos os irresponsáveis de um setor saem para almoçar, deixam a sala trancada e outros seres iluminados precisam entregar ou retirar itens de lá. Adivinha quem chamam? Eu, ou para enviar um chaveiro ou para eu mesmo ir lá se eu tiver a copia da chave do local.

As pessoas vêm me pedir as coisas na maior doçura do mundo. Quando eu puxo assunto com elas fazem cara de paisagem e demonstram desconforto em seus semblantes (acontecem principalmente com as gerentes).

Comportamento organizacional 
Por ser uma multi, a todo momento eu tenho contato com a língua inglesa, isso no sistema que uso, alguns procedimentos que faço e etc., mas não justifica o falatório entre os chimpas trocando expressões em português por inglesas mal faladas.
Chega dar nos nervos a pronúncia deles o dia todo. É difícil falar impostos em vez de taxes?
Estagiário ganha bem o suficiente para viajar para o exterior durante as férias.
O pessoal tira várias pausas durante o dia, seja para festinhas, como ficar falando no celular seja lá com quem.

Mulheres
Não fogem ao estereótipo de escritório, algumas são bem bonitas tipo nota 7/10, mas apesar de eu não ser feio, demonstro não ter chances. Não há gerentes ou líderes de equipe do sexo feminino bonitas, a hipergamia não existe já que as chefonas por inveja e recalque não vão deixar as bonitas subirem de cargo.

A empresa parece mais um local de assistencialismo do que fazer dinheiro. Vejo muitíssimas gravidas, pedidos de reembolso de creches, planos saúde, passagens aéreas (se lembra das reuniões?), táxis e pasmem até conta de internet fixa, sem zoação.

Depois elas reclamam que a empresa não dá nem um peru de natal.

Homens
Normal, são muito mais educados que as mulheres, pelo menos eles me dão bom dia e boa tarde, seja de hierarquia inferior ou superior.

Conclusão
Pensar que uma empresa dessa irá se manter por muito tempo do jeito que está é ser muito idiota, só hoje a vendo de dentro pra fora, percebo porque seu processo seletivo de trainee é feito para escolher apenas seus amiguinhos, já que o cliente principal da organização é o governo e quem faz o serviço real são os terceirizados.

Não reclamo deste emprego, pois pela primeira vez eu acho que estou ganhando um salário justo para as minhas funções, até escrevi o esboço desse post quando estava no horário de trabalho.

A reunião de hoje foi bastante produtiva

É isso pessoal, enquanto há empregos onde você dá o sangue pela empresa para receber miséria, Há outros que não se faz nada literalmente e pagasse muito bem.

Meu próximo passo é procurar eventos onde os ricos frequentam, acabei de ler Os segredos da mente milionária e pretendo botar vários arquivos em prática, provavelmente o próximo post será um review do mesmo.

Abraços!

Farewell 

6 comentários:

  1. Olá, Pobre Sofredor. Parabéns pelo post muito bom ver uma multinacional pelos olhos de quem está dentro.
    O serviço terceirizado sempre foi considerado, no Brasil, serviço de segunda, até terceira linha, pelos os Brasileiros. Os colaboradores fixos olham para os terceirizados com certo desdém, como se o trabalho deles fossem superior. Sendo que nos Estados Unidos, por exemplo, o trabalho terceirizado é quase totalitário.
    Quanto aos gerentes, tenho observado da mesma forma que você, tanto do sexo feminino com seu comportamento medíocre de nariz empinado, quanto aos gerentes que para pedir não meçam doçura, mas para dialogar com subordinados são ásperos e de, certa forma, preconceituosos com o ganho que terá dessa atenção. Trabalho diretamente com diretores e administradores e vejo a preguiça nos mesmos quando se trata de dar atenção a base da empresa.
    No quesito inglês, eu já discordo de você, se eu tivesse a chance de treinar, mesmo que de certa forma porcamente, meu speaking ou listening, não perderia a oportunidade, porque o bloqueio inicial da língua é muito limitante, se não errar como teremos a chance de alguma alma caridosa, corrigir.
    Agradeço pelo artigo e continue escrevendo.

    MACASKILL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso não ter se expressado direito, quando eu critico o uso do inglês, quero dizer que eles usam em momentos inadequados, quando é para se comunicar com os estrangeiros tudo bem, mas parece que as pessoas querem mostrar sua habilidade trocando expressões a todo momento, exemplificando, Me mandam um e-mail falando o seguinte:
      Pobre você pode fazer o request dos materiais x,y e z?
      Como eu respondo:
      Sim, claro já estou fazendo seu pedido.

      É difícil não misturar as línguas?
      Tem coisas que misturam tanto que você demora alguns minutos para saber o que eles querem dizer, os textos dos estrangeiros parecem que são feitos para crianças, pois permitem uma compreensão perfeita, onde o objetivo principal é simplesmente passar informações. Já os textos dos brasileiros são bizarramente bem elaborados, usando expressões antigas ou que já saíram de uso, algumas até que você precisa pesquisar, pois só são usadas na Inglaterra ou em algum buraco da Austrália.
      Parece com os advogados, tentando alimentar o próprio ego, escondendo sua inferioridade atrás de palavras rebuscadas do tempo de Machado de Assis.

      Excluir
  2. Cara, já pensou em mandar esse POST para o presidente da empresa!? Se essa empresa fosse minha eu iria gostar de saber da zona que acontece nela.
    Outra coisa: se vc acessou o computador do trabalho para escrever o post não se esqueça de apagar o histórico.
    Abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me precupo com o histórico, já que estou usando o login de outro funcionário que está de férias. Além disso a maioria passa o dia todo no YouTube e Facebook, se comparados o trafego de dados usado para a criação desse texto foi ínfimo, mesmo se quisessem pesquisar não iriam achar por não ter palavra chave que ligue o post a empresa.

      Mandar esse post para o presidente, só seria meu suicídio profissional nela, pois ele poderia ignorar, falar com as chimpas abaixo dele e simplesmente não ter mais oportunidades futuras por elas se sentirem ameaçadas pelo fim dessa bonança.

      Enfim, também aproveito dessa preguiça deles, no tempo livre consigo botar meus projetos em dia assim consigo ficar cada vez mais próximo da IF.

      Se os responsáveis não estão nem aí, não vai ser o pião aqui que vai consertar isso.

      Excluir
  3. BOa sorte em seu novo emprego! Trabalhar em multinacional é stress total mesmo, os caras perdem mais tempo resolvendo problemas internos e de hierarquia do que trazendo ou aprimorando os serviços ou produtos para seus consumidores/clientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi gente mandando email para o gerente de uma pessoa, com cópia para a mesma a esculachando.

      Agora pra quê isso? Não seria mais fácil falar na cara?

      É a falta do que fazer cria as intriguinhas.

      Como sou terceirizado e temporário nem esquento com os gerentes coçadores de saco e gerentas lixadoras de unhas. Eles que segurem as bombas. hahaha

      Mandar embora não vão. Trabalho melhor que muito funcionário de anos na casa que só não mandam embora, pois o custo da rescisão daria o valor de 6 camaros 0km.

      Excluir

1. O pensamento é livre, não modero os comentários.
2. Você é o único responsável pelo que digita.
3. Propagandas ou spam serão excluídos sumariamente.

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!