Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Calculadora de aportes e aposentadoria

Já é conhecido que o INSS é um sistema furado que é preciso muito mais pessoas pagando do que recebendo (originalmente 10 para 1) e com o envelhecimento da população, o gráfico demográfico está deixando de ser uma pirâmide para virar um quadrado, ou seja, o mesmo que aumentem significantemente a idade mínima para se aposentar (como o governo fez este ano) a quantidade de pagadores do imposto (experimenta trabalhar pela CLT e não pagar o INSS) será menor que os favorecidos, a previsão que isso aconteça está por volta de 2040/ 2050 outros mais pessimistas apostam em 2030, ou seja, você que nasceu depois de 1980 não irá conseguir se aposentar. Isso já é demonstrado atualmente belo déficit criado por pegar o dinheiro do extorquidos para financiar negociações escusas que apenas os governantes e seus amigos se beneficiam e que essa bomba só não estourou ainda porque o governo vive injetando dinheiro das loterias (imposto voluntário) e outras fontes para manter o esquema ativo, imagine a choradeira e a miséria dos futuros aposentados, por isso comesse a poupar a partir de agora.

Os links com melhores explicações sobre esse crime econômico pode ser visto aqui, aqui (cópia melhorada), aqui e aqui.

Hur dur, mas a gente paga o INSS como se fosse uma poupança para depois receber....duh huh

É mesmo? Eu fiz o seguinte experimento, se em vez de "contribuir" para o INSS. Se você ganhasse um salário mínimo desde 1994 e fizesse 65 anos hoje e quisesse se aposentar o quanto você teria aportado e o quanto você viveria até os 75 anos de idade (tempo de vida médio do brasileiro estimado pelo IBGE).

Nossa estou rico!

Acumulados esses R$ 33.611,49 quanto eu poderia sacar por mês como se fosse minha aposentadoria?

Acho que trabalhando no Bob's você ganharia mais.

Boa sorte! Sabe por que isso acontece? Porque o reajuste de aposentadoria não bate com nenhum tipo de investimento. Quem ganha salário mínimo o cálculo é acima da inflação e quem ganha mais de um é reajuste é feito pelo INPC. A poupança na maioria das vezes perdeu na quantidade de juros para a inflação (fica mais evidente de 2010 para trás). Ou Seja, mais um motivo para o INSS com seu esquema Ponzi está quebrado, só nessa matemática simples já demonstra que paga-se mais do que se arrecada.

Só valeria a pena se aportasse o valor da contribuição dobrada ou 40% do seu trabalho, (interessante como fica próximo do o valor que pagamos em impostos médio de tudo), o valor exato seria de R$ 822,19 uma aposentadoria acima do salário mínimo, mas que nos próximos reajustes estará completamente defasado.

Caso queira fontes a planilha com os cálculos está aqui. Adaptei a planilha de poupança dos clubes dos poupadores para esse experimento.

Então....
Como ultimamente eu ando lendo muitos blogs de finanças peguei algumas ideias para produzir a planilha abaixo.

Nela você só precisa preencher os seus aportes mensais, o tempo em anos que você espera poupar, a taxa do seu investimento e o tempo que você achar que irá viver depois que conseguir sua IF.

Assim que inserir as informações desejadas a planilha retorna o valor de sua aposentadoria até zerar o caixa.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1rc6wt4zatp-1U_hWg9Gwf4QhaCRtdutDoC_9OKnmhpw/edit?usp=sharing

Clique aqui para baixar

A planilha é de uso livre, desde que mantenha os créditos originais.

Abraços e bons aportes!

Um comentário:

  1. Um assunto muito importante na questão financeira que devemos aprender e nos preparar desde bem jovens. Post bem completo.

    ResponderExcluir

1. O pensamento é livre, não modero os comentários.
2. Você é o único responsável pelo que digita.
3. Propagandas ou spam serão excluídos sumariamente.

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!