Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Porque fiz Administração e me arrependi - Parte 4

Para ler a primeira parte clique aqui.
Para ler a segunda parte clique aqui.
Para ler a terceira parte clique aqui.

No quinto período, conversando com outros alunos eu vejo que a falta de disposição de continuar a formação não é só comigo. Todo mundo está de saco cheio, 90% estava no mesmo cargo e empresa desde que entraram na faculdade e não tinha nenhuma perspectiva de mudança.

Os que conseguiram alguma coisa, só mudaram de empresa mantendo os mesmos cargos ganhando praticamente a mesma coisa.

5º Semestre:

Planejamento estratégico - Outra matéria online, não me lembro de nada, pois só era a continuação da outras semipresenciais.

Estudos Jurídicos - Continuação da legislação. Outra matéria que deveria ser obrigação no ensino médio. Foi dada a história de toda legislação começando até pelo Código de Hamurabi, qual a utilidade de um vereador, senador, deputado etc. Ou seja, somente coisas que todo cidadão deveria ter conhecimento e aprendido desde o ensino fundamental!

Administração de material - Mais contabilidade de custos, agora focado na gestão de estoques, o assunto principal foi Gráfico dente de serra. A matéria não era difícil, mas o professor a complicava, o docente era daquele tipo que era amigão da turma, ia aos churrascos organizados por nós em um bar ao lado da uniesquina, mas que na prova lascava com todo mundo.

Administração financeira e orçamentária - A continuação da matemática financeira, o foco da matéria foi tabela Price e Sac. Não poderiam ter condensado com a matéria anterior? Graças a minha calculadora não senti dificuldades e percorri o semestre inteiro sem mistério algum. A única coisa que precisei foi decorar quais os botões apertar para ela dá os resultados.

Como sempre, nas matérias com cálculos os bonobos sentiram dificuldade. Tinha uma babuína que já tinha repetido a mesma matéria com o mesmo professor três vezes! Sim três vezes! Acho que não preciso dizer mais nada né?

Gestão de serviços - O próprio nome já diz do que a matéria se trata.  Prova óbvia, livro chato e repetitivo, já que pegaram um texto que poderia ser escrito em 15 páginas e fizeram um livro de 100.
Resumão:  Quando o foco não é o produto, trate o cliente como rei. Ainda havia chimpas com dificuldade em entender isso.

A impressão que tive sobre esse período:
Passou muito rápido, não sei foi pela quantidade de feriados ou se as matérias eram muito rasas. Ainda tivemos várias aulas que poderiam ser substituídas por palestras da semana do administrador. Se no primeiro período tínhamos aulas em quatro dias na semana, agora só tínhamos oficialmente 3, porque existia um dia com a matéria semipresencial quer era apresenta apenas uma única vez por mês.

Impressão minha ou esse período passou voando?

6º Semestre:


O tempo de arranjar outro estágio que pague bem está acabando e o contrato do estágio que estou também. Não tenho perspectiva de virar comissionado. O gerente do setor, que encarnava todo mundo, começa a pegar no meu pê, agora eu era o alvo das brincadeiras sem graça dele, com o término do namoro a zoação era diária e incessante, ainda bem que só passava 4 horas por lá.

O funcionário público como é um bicho incompetente, precisa criar gerências para gerenciar outras gerências, o setor que estou é dividido e fico trabalhando nos dois que surgiram, além do serviço que faço fora das minhas atribuições eu tenho que passar o trabalho para os novos estagiários incompetentes e displicentes. Repasso o serviço durante 5 meses para os bonobos e nada deles aprenderem.

Uma arquiteta da empresa terceirizada fica sabendo que meu contrato está acabando e me puxa para o quadro de funcionários dela. Antes mesmo de terminar o estágio, um amigo meu que vive trabalhando com produtos bancários me indica para uma vaga ganhando bem para um serviço de manutenção de celulares. Pura enganação! Queriam que eu escolhesse o local fizesse o exame admissional e pagasse do meu bolso para depois eles me reembolsarem. Esse meu amigo que é esperto e sortudo, não tinha necessidade de entrar nessa furada já que só a sua PL dava o salário anual dessa "oportunidade".

Meu estágio acaba e fico com o trabalho da terceirizada mesmo. A arquiteta que me chamou, fingia trabalhar, eu e os outros administrativos trabalhávamos por nós e ela, ainda bem que nosso serviço era pouco, o salário era proporcional, mas finalmente eu podia me dar pequenos luxos, descido ficar por lá até aparecer coisa melhor.

Ainda tinha de que voltar nos andares aonde eu estagiava para dá orientações aos energúmenos que achavam que eu ia sempre ter o otário aqui para dar suporte.

Matérias:

Simulação de negócios - De novo?! Outra matéria online só de baboseira.

Negociação empresarial - A arte de convencer alguém se ferrar sem perceber.
Resumo da matéria: Seja falastrão, infle o ego de quem você tem interesse, pague almoços, cafezinhos, passeios e se for preciso até pague o hotel tudo para fechar um negócio. Outra matéria que se resumia em 15 páginas, mas que o livro passava de 100.

Sistemas de informações gerenciais - Só uma passada de leve de como funciona o sistema SAP, funcionamento de banco de dados, ERP, CRMs e etc.

Eram tão interessantes as aulas que as vadias dormiam. Já viu alguma se interessar por tecnologia que não seja ostentação? Eu não.

Os trabalhos no final do semestre foram sobre os serviços empresariais do Google. Cada grupo fez de um produto diferente voltado aos negócios.

Administração financeira e orçamentária 2 - Contabilidade de novo! Agora para fazer uma análise usando indicadores, utilizei das mesmas tabelas que tinha feito dos balanços dos semestres anteriores só que com algumas modificações.

O livro indicado só tinha as fórmulas, parecia que o autor nem sabia do que estava falando 400 páginas de pura abobrinha. A internet ensinou melhor que o professor e a matéria de sala de aula. Graças a nossa bendita legislação tinham coisas que eram confusas quanto à escolha de passivos e ativos para a composição de certos índices.

Forma de avaliação: Prova e Trabalho em grupo.
Escolher três empresas de um mesmo setor. Comparar os balanços dos três últimos anos entre elas, comparar os índices, dizer qual a razão daquele indicador e através de uma pesquisa dentro da empresa escolhida dizer o que ela estava fazendo para mudar aquilo. Entregar um trabalho escrito nas normas ABNT e realizar uma apresentação. Muito trabalho para pouca nota, a prova tinha peso 2.

Relações internacionais - A Riqueza das Nações de Adam Smith, David Ricardo, balança comercial, cambio e etc. Até que enfim alguma coisa falando de economia de verdade com lógica. Até o momento eu só tinha estudando filosofias do Piçol misturadas com as matérias.

A professora era engraçada e realmente era uma empreendedora já estava com varias lojinhas na zona sul ganhando uma nota preta. Sua didática era péssima também, mas como a matéria tinha lógica era fácil de assimilar.

O melhor exemplo da globalização que ela deu em sala:

-Sabe aquele filme que mostra um empresário andando no meio do deserto e depois fazendo uma demonstração para vender armas em outros países? Então! Isso é globalização.

As bonobas:
- Mas qual é o nome do filme?

Ela começa a falar a mesma coisa de outra maneira e ninguém entende de qual filme ela está falando.

Bonobas:
- O filme é novo ou é velho?

Ela:
- É velho já passou até na globo!

Aí me toco que ela está falando do homem de ferro!

-É o homem de ferro professora? Ah é sim! Hahaha

Gênio, bilionário, playboy, filantropo, quem não queria ser esse cara?

Mais um semestre vencido.

A empresa que eu estava como terceirizado termina o contrato e a nova empresa sonda quais são os funcionários que gostariam de ficar por lá. O novo contrato só tem um único administrativo e adivinha quem foi o escolhido? (-_-*). Iriam dobrar meu salário, mas o trabalho triplicaria, continuo na mesma empresa, deixo aquele antro de néscios para trás. Dois anos perdidos da minha vida naquele buraco sem possibilidade nenhuma de crescimento com a depressão me consumindo cada vez mais, por fora sorria, mas só eu sabia o que sentia por dentro. Pelo menos na terceirizada minha superioridade intelectual me garantia o pagamento até conclusão da faculdade e um possível aumento de salário.

No próximo post falarei da diminuição da carga horária na faculdade, dificuldades dos bonobos em botar seus trabalhos nas normas da ABNT e minha aventura por vários contratos.

Até mais!

Para ler o próximo capitulo clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. O pensamento é livre, não modero os comentários.
2. Você é o único responsável pelo que digita.
3. Propagandas ou spam serão excluídos sumariamente.

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!