Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

domingo, 1 de novembro de 2015

Qual curso eu devo escolher para deixar de ser fracassado(a)?

Neste post não irei discutir o quanto é errado a realização de um vestibular universal para testar o nível de conhecimento dos alunos, tentando provar que o método de ensino é nacionalmente igual. Este que é tão errado que quem estudou em escola particular a vida inteira nem se dedica tanto, já aqueles que estudaram a vida toda em escola pública procuram sacrificar ainda mais seu orçamento familiar para pagar pré-vestibulares. Cursos que faturam alto tentando em poucos meses recuperar aquilo que seus alunos teriam que ter aprendido no tempo que passou em sala aturando professores preguiçosos, material didático doutrinatório e nada confiável, colegas de classe que não querem nada, pois irão ter o diploma de fracassado de qualquer jeito.

Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental. Lula estampa o conteúdo de “expressão oral” em livro para o 6º ano (27447C0L01; atende crianças de 11 a 12 anos) e Fidel, o conteúdo de “reconstrução dos sentidos do texto” em livro para o 9º ano (27484C0L01, atende adolescentes de 14 e 15)

O vestibular mudou, mas os resultados são os mesmos. Os ricos vão para as universidades públicas e os pobres se matam nas privadas.

Para aqueles(as) que ainda não se acomodaram e ainda acham que um diploma de um curso superior pode causar uma mudança na sua vida, dou uma dica pessoal, mesmo que sua nota tenha sido baixa no Exame Nacional do Ensino Marxista (ENEM) quais os critérios você deve utilizar na escolha de seu curso.

Ser dependente do Estado: sobreviver da extorsão de todos, significa ter o salário garantido, pouca cobrança, nenhuma expectativa de crescimento, mas ter estabilidade e nunca ter passar por desespero psicológico de ser mandando(a) embora  e ter mais duas férias por ano não contando com as greves.
Se isto é para você, Procure as licenciaturas, filosofia, letras, história, geografia e etc. Outra vantagem é que sempre sobram vagas nas federais. Agora se sua nota foi baixa o suficiente para não conseguir uma federal, já vá deixando seu currículo em um fast-food, pois sua maconha não se pagará sozinha.

Seu único, objetivo claro será cumprir com o engajamento na função de desconstruir a sociedade mais do que já foi desconstruída por seus antepassados gramscianos. Ou você faz isso ou é expulso(a) do meio acadêmico, artístico, sindicalista e/ou político.

Para aqueles que querem uma melhoria significativa de vida, não perca seu tempo no ensino superior, só faça isso se você tiver nota suficiente para medicina. Até as engenharias não valem a pena, não estamos em um país tecnologicamente inovador, não gostamos de ciência, só importamos tecnologia, a necessidade destes profissionais também é cíclica, sempre que há um boom, são anunciados nos jornais que sobram vagas, mas na verdade são empregos apenas para gringos, pois nem os cascudos tem a qualificação necessária para essas vagas, imagine para você que está se formando ou acabou de se formar. Só encare se você for sadomasoquista, estudar feito louco para ganhar um salário médio em empresas de manutenção e se der muita sorte uma vez a cada geração surge bons empregos em construtoras.

Para todas as outras um ensino técnico é mais do que suficiente. Numa rápida pesquisa por vagas na internet é possível ver várias vagas dedicadas a pessoas com ensino técnico pagando mais do que formados. Sabe por que isto acontece? Por causa da lei da oferta e demanda. Existem poucas pessoas para empregos específicos, mas formadas em teorias gerais existem aos montes e ainda mais sem experiência na área.
Se não acredita, lembre-se daquela mesma ladainha, sobram vagas, mas não tem gente qualificada para ocupar os cargos.

Só aqui sobram vagas para recém formados sem experiência.

Se mesmo assim você não se convenceu, então vou te dar três regras essenciais para não fazer a mesma escolha do fracasso que cometi:

1º Seu curso tem a possibilidade de ser totalmente online ou semi-presencial? (Esta é a mais importante).
Nem perca seu tempo com este tipo de curso!
Para você não trará nenhuma melhoria de vida, pois o diploma será o mesmo de quem fica em casa que além de não sofrer gastando rios de dinheiro com xerox, lanches superfaturados e livros, sua mensalidade chega ser a metade de quem paga pela presencial.
Só é vantagem para quem precisa de uma formação superior porque o trabalho exige, o único conhecimento necessário será você abrir um PDF do lado da Prova e copiar o que está na apostila.

2º Não tem aulas em laboratório?
Ter aulas em laboratório, já entra em confronto a primeira regra, pois é preciso que você esteja presente na hora dos experimentos, isso para fazer com que o aluno se familiarize com a profissão e diminua a quantidade de erros que irá cometer no mercado de trabalho. Imagine um médico que não sabe nem usar um estetoscópio ou um engenheiro elétrico que não sabe nem medir uma amperagem ou a resistividade de um circuito, na teoria tudo é lindo, mas na pratica são outros quinhentos.
Além de tornar o ensino mais sólido e respeitável, impede que as instituições se espalhem e os cursos se desvalorizem igual a escolinha da tia teteia ou a banquinha do Zé das couves.

3º Depende da legislação local?
Se você pensa em melhorar de vida o seu primeiro passo é pensar internacionalmente.
As teorias científicas são universais. Leis não.
Em qualquer lugar do mundo, a resolução de problemas matemáticos são os mesmos. O procedimento de um transplante de rins é o mesmo, a classificação filogenética é feita da mesma forma. Por que você iria fazer um curso com especificidade em um país como o Brasil?

Olhe na grade do seu curso, se grande parte dele depender de nossa legislação, nem comece! O que você irá aprender em sala, muito provavelmente nem irá mais valer quando você sair dela e o pouco conhecimento que você irá adquirir por aqui de nada valerá em qualquer outra parte do globo.

Procure também saber se há equivalência do curso em outros países. Se é um curso que só existe aqui provavelmente foi criado apenas tirar dinheiro dos trouxas.O grande exemplo disso sãos os cursos de gestão de ... (nome do seu curso).


Respeitando essas três regras você evitará muita dor de cabeça no futuro. Se mesmo assim seu curso se encaixar nas respostas Sim, Sim, Sim e você colocou na cabeça que esse é o seu sonho,  pergunte a um profissional que já atue na área sobre os pontos fracos da profissão, quais são as dificuldades e etc. Dê mais ênfase as respostas das pessoas negativas, pois elas não terão nada a esconder.

Vai escutando o que a mídia diz vai...

6 comentários:

  1. Ótimas dicas, a chance de dar merda seguindo essas regras diminui bastante.
    Você lembra um pouco o Capitalista Pobre na maneira de pensar.

    Abç!

    ResponderExcluir
  2. A ultima foto nos dias de hoje de seleção para remador seria:
    Como voce se ve daqui 10 anos? quer mudar o mundo? Proativo? Gosta da natureza? Marx lindo ?

    ResponderExcluir
  3. A primeira regra ficou confusa. Você indica cursos EAD ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho curiosidade sobre esse cursos. Você fez curso EAD? Tem uma galera lá no grupo do pobreta que fez e utilizou para fazer provas, etc. Sendo que dizem que o diploma é a mesma coisa de quem teve que ir as aulas presenciais. Na verdade uma faculdade presencial o ganho em geral de conhecimento também acho nulo você acaba precisando buscar informações por si, além é claro do tempo perdido em deslocamento e aturando chimpanzés e professores que não estão nem aí pra porra nenhuma.

      Excluir
    2. Se você ainda acha que ter um diploma irá melhorar de vida vai lá filhão.
      Metade do meu curso para frente foi EAD, mesmo pagando como se fosse presencial.
      Sim o papel higiênico de 5ª categoria é o mesmo o que torna bom até para os parasitas concurseiros.

      Excluir

1. O pensamento é livre, não modero os comentários.
2. Você é o único responsável pelo que digita.
3. Propagandas ou spam serão excluídos sumariamente.

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!